Projeto aprovado em 17/05 possibilita modernização dos equipamentos da Defesa Civil Municipal

b56889df-ff63-4250-bde4-4f3d3391156d

A sessão ordinária desta segunda-feira, 17 de maio, contava com um projeto de lei na Ordem do Dia, o qual foi aprovado por unanimidade após breve debate dos vereadores. O PL 22/2021, de autoria do Prefeito, pedia para que a Câmara autorizasse o Poder Executivo a celebrar convênio com o governo do estado de São Paulo, por intermédio da Casa Militar, da Coordenadoria Estadual de Proteção e da Defesa Civil, com o objetivo de emparelhar a Defesa Civil Municipal. Na prática, o emparelhamento possibilita a suplementação e modernização dos equipamentos e serviços da Defesa Civil Municipal, principalmente os utilizados na gestão de riscos e desastres, por meio da transferência de materiais com o valor de até 300 mil reais.

Na fase de discussão, argumentaram a favor do projeto os vereadores Sargento Laudo (PSDB), que exibiu um vídeo explicativo do deputado Fernando Cury; Rose Ielo (PDT), que levantou a questão se a verba para o convênio vinha de emenda parlamentar ou não; e Lelo Pagani (PSDB), que é líder do governo e foi impelido a falar a pedido do vereador Abelardo (Republicanos).

No Grande Expediente, ainda discursaram os vereadores Silvio (Republicanos), Abelardo, Alessandra Lucchesi (PSDB), Cula (PSDB) e Cláudia Gabriel (DEM). Já no Pequeno Expediente, foram aprovados três votos de pesar, 20 requerimentos, quatro moções e sete indicações.

Tribuna Livre

O espaço para que a sociedade civil apresente temas de utilidade pública no plenário da Câmara foi dedicado, na sessão desta semana, às comemorações dos 50 anos do TLC – Treinamento de Liderança Cristã na Arquidiocese de Botucatu. O diretor espiritual, Padre Éverton Georgetti, assim como o representante do secretariado, Marco Colenci, falaram um pouco da história do movimento que atua na formação humana e cristã de jovens e adultos. Além disso, eles agradeceram “cada pessoa que fez parte do TLC e que faz diferença não só para a igreja, mas para a cidade”.

Após a manifestação de alguns vereadores, a Tribuna Livre foi encerrada com a exibição de uma mensagem do Arcebispo de Botucatu, Maurício Grotto de Camargo, alusiva ao aniversário do movimento religioso.