Donos de terrenos são multados por falta de capinação em Botucatu

limpeza-ARQUIVO-7

Nesta semana, após reclamações de vizinhos, a Prefeitura de Botucatu autuou donos de terrenos, principalmente por mato alto.

A lista foi divulgada no Diário Oficial de 24 de junho com os locais que apresentam problemas, que por falta de manutenção, moradores dizem que há surgimento de animais peçonhentos.

Em alguns casos, os terrenos estão em nome de imobiliárias e em outros de pessoas físicas.

Os bairros citados são Residencial Livia, Jardim Ouro Verde, Bairro São José, Centro, Vila Paraíso, Monte Mor, Jardim Regina, Parque Tupy, Vila Santana, Jardim Iolanda e Jardim Saúde.

Os proprietários que não realizam a limpeza do terreno pagam multa de R$ 5,50 por metro quadrado, o que equivale a R$ 1.375,00 para um lote padrão de 250 metros quadrados, conforme Lei Municipal nº 2.482.

Os terrenos sujos podem ser denunciados por meio do Balcão da Cidadania pelos telefones (14) 3811-1401 ou 3811-1431, ou então pela Zeladoria, por meio do telefone (14) 3811-1428. Outra opção é procurar o site da Prefeitura.

DENGUE

Em janeiro deste ano, o Prefeito Mário Pardini assinou um decreto que autoriza situação de emergência à saúde pública para o combate à proliferação de escorpiões e mosquitos Aedes aegypti em Botucatu.

O documento determinou que naqueles próximos dez dias, a contar a partir da data de publicação do decreto, os proprietários de imóveis e terrenos da Cidade façam a limpeza destas áreas. Após esse prazo, caso a limpeza não tenha sido executada, a Prefeitura irá assumir a responsabilidade de capinar e dar manutenção nos imóveis e terrenos e irá autuar e cobrar pelo serviço executado.

Durante o decreto, fica permitida a entrada coercitiva, quando necessária, de agentes de saúde acompanhados de autoridades, em imóveis e terrenos que o proprietário tenha negado a vistoria.

A Vigilância Ambiental em Saúde registrou em 2020, 43 casos confirmados de dengue, sendo 21 autóctones e 22 importados. A VAS também registrou 105 acidentes com escorpiões.

Fonte: 14News.