Polícia prende 12 pessoas no centro-oeste paulista em operação nacional que apura crimes contra idosos

whatsapp-image-2021-11-18-at-14.27.15

A Polícia Civil em todo o país encerrou nesta quinta-feira (18) a operação Vetus 2 que teve como objetivo combater à violência contra idosos.

Os trabalhos foram iniciados no dia 15 de outubro. No centro-oeste paulista, na área de atuação do Deinter-4, participaram da operação os policiais das seccionais de Bauru, Jaú, Lins, Marília, Ourinhos e Tupã.

Na região, durante os 34 dias de trabalhos, 12 pessoas foram presas e uma arma branca foi apreendida. No total, foram 147 denúncias apuradas, 60 visitas realizadas e 146 vítimas atendidas. Também foram solicitados um mandado de prisão e 18 medidas protetivas.

A operação permitiu que 15 inquéritos policiais fossem concluídos e 29 fossem instaurados. Nenhum idoso foi resgatado no centro-oeste paulista. Já em todo o país, 16 mil idosos, vítimas de violência, foram resgatados.

A operação Vetus 2 faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça, que envolveu policiais de todos os estados e do Distrito Federal. No balanço nacional, 444 pessoas foram presas.

Durante a operação, os profissionais de segurança pública analisaram e investigaram as denúncias recebidas pelos canais oficiais. Foram apuradas denúncias do disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais de cada estado.

Fonte: g1 Bauru e Marília.