Hemocentro de Botucatu pede doações de todos os tipos sanguíneos

tch7075

Os estoques do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estão em níveis críticos e precisam da doação de todos os tipos sanguíneos.

Para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento.

O hemocentro funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. A doação pode ser agendada pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 ou (14) 99631-5650.

Lembrando:

  • A doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável.
  • Liberação da entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.
  • O Hemocentro segue as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.
  • Até o momento, não há evidências científicas sobre o contágio via transfusão. Mesmo assim, se o doador for positivo até́ 14 dias após a doação, deverá comunicar o Hemocentro.
  • Região

     

    Em Marília, os estoques também estão abaixo do ideal para todos os tipos de sangue. O sangue tipo B- é o mais crítico. São necessárias pelo menos 6 bolsas desse sangue e atualmente não há nenhuma.

    O hemocentro de Marília funciona de segunda a sábado, das 7h às 13h, na Rua Lourival Freire, 240, no bairro fragata. Informações pelo telefone: (14) 3434-2541

    Já o banco de sangue de Ourinhos está funcionando com aproximadamente 60% da capacidade do estoque, precisando de todos os tipos sanguíneos e trabalhando abaixo do ideal desde março.

    A doações podem ser feitas de segunda a sexta das 7h às 15h e fica na Rua Joaquim Azevedo, 604, na Vila Moraes.

    Em Bauru, as doações de sangue podem ser feitas no Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, que fica na Rua Monsenhor Claro, 8-88. O funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.

    Requisitos para doar:

    • Ter 16 anos;
    • Ter peso igual ou superior a 50 kg;
    • Estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
    • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

    Fonte: G1 Bauru