Prefeitura e Portas Azuis decoram prédios em alusão ao Dia de Conscientização ao Autismo

54dec34a2350b5601ca4398dcf77caf3

Alguns prédios municipais, como o da Prefeitura, a Pinacoteca Fórum das Artes e a Estação Ferroviária, foram decorados com a luz azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, data celebrada no dia 2 de abril. A iniciativa é da ONG Portas Azuis, em parceria com a Prefeitura de Botucatu.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2007, com o intuito de conscientizar as pessoas e quebrar preconceitos sobre esta condição, que afeta em sua maioria crianças do sexo masculino. Por conta disso, a cor oficial da data é azul.

O autismo, oficialmente chamado de Transtorno de Espectro Autista (TEA), não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, e afeta cada caso de maneira diferente. Em nenhum caso ocorre atraso mental, um dos principais estereótipos do transtorno.

Em prol da luta por mais direitos e menos preconceito, ações brasileiras para a data conseguiram inclusive iluminar grandes monumentos de azul (cor símbolo do autismo), como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, entre outros.