Prefeitura fiscaliza nas casas se as pessoas contaminadas pela Covid-19 estão cumprindo quarentena domiciliar

testes-1

A fiscalização da Prefeitura de Botucatu está atuando diretamente na fiscalização dos pacientes que estão em quarentena ou aguardando resultado dos exames de coronavírus, que devem ficar em casa até divulgação dos resultados. A informação foi prestada pelo prefeito Mário Pardini, quando questionado sobre o fato de seis pessoas terem falecido em casas de repousos, no total de 14 pessoas mortas na cidade.

Os fiscais sanitários e de postura de obras e serviços da Prefeitura estão trabalhando, exclusivamente, na fiscalização das casas de repouso e de pessoas testadas positivas para Coronavírus. “É quase o mesmo número de mortos na comunidade. Foram seis nas casas de repousos e oito na comunidade”.

“A nossa capacidade de fiscalização está concentrada nas casas de repouso e quem está em quarentena. Pegamos fiscais sanitários e de conduta para visitar as casas de repouso de idosos e visitas esporádicas de casos positivos de pessoas em quarentena”, afirmou o chefe do executivo.

De acordo com Pardini, as visitas estão ocorrendo até nos finais de semana. “As visitas estão ocorrendo, inclusive, nos finais de semana, pois tivemos denúncias de pessoas que testaram positivo para coronavírus e estão andando pela cidade. Isso não pode, quem faz isso está colocando a vida de muita gente em risco. Nossos fiscais estão trabalhando nesse sentido”, afirmou.

De acordo com a entrevista, todas as equipes que estavam atuando nas fiscalizações dos centros comerciais e distribuições de máscaras foram remanejadas para reforçar o bloqueio sanitário nas clínicas de repouso após o surto em duas casas, que provocou a morte de 6 pessoas e deixou dezenas de doentes em isolamento domiciliar ou internados em enfermarias.

Segundo o Executivo Municipal, a orientação é para que a pessoa com suspeita de coronavírus aguarde o resultado dos exames em casa “e tem gente visitando amigos, indo ao bar, padaria, isso não pode”.

O Prefeito disse, ainda, que nesta semana realizará mais testagem na comunidade. Nesta segunda-feira, 22, o Município anunciou aproximadamente 1,2 mil testes rápidos para profissionais de saúde e da GCM. Neste período de pandemia a Prefeitura de Botucatu realizou testes em 1.414 pessoas, atingindo 0,5% da população. Mais 1,4 mil testes serão sorteados na comunidade.

Fonte: Haroldo Amaral / Leia Notícias