Obras da represa do Rio Pardo prosseguem em Botucatu

14news.com.br-obras-da-represa-prosseguem-em-botucatu-para-garantir-abastecimento-represa10

A represa do Rio Pardo continua sendo executada em Botucatu. Esse projeto ao ser finalizado vai garantir abastecimento por décadas.

Nesta terça-feira (9), um grupo com representantes da Prefeitura, Sabesp e a imprensa fez uma visita para verificar de perto as máquinas e homens trabalhando para dar sequência a essa obra histórica para a cidade.

O valor do investimento necessário para a construção da Barragem do Rio Pardo, junto a Sabesp, será na ordem de R$ 42,7 milhões.

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. Para se ter uma ideia, a vazão estimada para atender a população botucatuense no ano de 2040 é de 700 litros de água a cada segundo, muito superior a capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A represa ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

O cronograma elaborado para a conclusão do empreendimento é 2022.

Fonte: 14 News